Turismo e Copa, um evento que se não existisse deveríamos inventar.
Segundo pesquisas feitas para a Copa 2014 e consideradas no Plano Aquarela, de Marketing Turístico Internacional do Brasil, estima-se em 500 mil o número de turistas internacionais que vão desembarcar para assistir ao evento. É uma quantidade importante, porém o mais essencial é reconhecer que o Brasil vai ser notícia de grande interesse para mais de 2 bilhões de pessoas ao redor do mundo.
Se tivermos a capacidade de seduzir e informá-los sobre o Brasil, sobre a sua imensidade continental, sua diversidade natural, sua cultura viva, sua gente e, sobretudo, o profissionalismo e a qualidade da oferta turística, vamos colocá-lo em um novo patamar, para que seja um País ao qual sempre podem voltar, pois há muito o que conhecer e porque é onde o futuro acontece a cada dia.
O Plano Aquarela 2020, que inclui Copa Brasil 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016, considera que assim que for finalizado o evento na África do Sul, em 2010, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur, deverá colocar em prática um conjunto de ações nos espaços e nos meios de turismo para superar todos os desafios técnicos já assinalados. A Copa será em 2014, mas as ações de comunicação e de promoção turística devem ser iniciadas assim que o Mundial deste ano acabar.
Depois, deverá se manter uma atividade média durante dois anos. No momento em que se finalizarem os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, se iniciam os quatro anos mais importantes da história do Brasil na mídia. A hora do Brasil no mundo!
No turismo há experiência e expertise do trabalho internacional, e o apoio vai ser muito importante para lograr o sucesso esportivo e de imagem-País.
Já temos a mídia a nosso favor – o desafio agora é a mensagem!
Josep Chias é catalão e torcedor do Barça, “o melhor time do mundo”. Doutor em Ciências de Gestão e master em Administração, é engenheiro, palestrante, autor de livros, professor e considerado uma das principais referências mundiais em marketing turístico e público. É presidente da Chias Marketing Ltda., empresa brasileira de consultoria.
Acesse: www.brockerturismo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário