A Prefeitura Municipal de Canela, através da Secretaria Municipal de Turismo realizou no dia 1º de julho a reinauguração do Parque Municipal do Pinheiro Grosso, localizado às margens da RS–466, Estrada do Caracol.
Na ocasião, o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Trânsito e Ordenamento Urbano, Daniel Schlieper e o Prefeito Constantino Orsolin, assinaram a Licença de Operação Ambiental do Parque Municipal do Pinheiro Grosso.
”Este parque será mais uma fonte de renda para o nosso município e com a sua reabertura uma antiga reivindicação da comunidade e dos turistas será atendida” comentou o Secretário de Turismo Sérgio Luiz dos Santos.
Edy Pütten foi convidado pelo Secretário Sérgio a contar a história de como descobriu aquela araucária. ”No final da década de 70 voltada do Parque do Caracol e vi uma criança saindo do meio da mata com as mãos cheias de pinhão. Parei o carro e perguntei de onde ela vinha, ela me disse do Pinheirão. Um morador passava próximo e eu também perguntei para ele e ele me disse que conhecia a mais de 50 anos. Sai dali e fui na Secretaria de Turismo e contei a eles da magnitude do Pinheiro. Tempos depois o local recebia visitantes” contou.
O prefeito Constantino Orsolin agradeceu a presença do ex–secretário de Turismo Ditmar Bellmann pela presença e a dedicação da equipe da Central de Projetos, Meio Ambiente e Turismo que trabalharam no local.
”É muito bom investir em locais onde canelenses e visitantes poderão ver de perto a exuberância de uma araucária que possui mais de 700 anos e investir em turismo e investir em mais recursos para o município” comentou o prefeito.
Infraestrutura
O atrativo conta com bilheteria, administração, lancheria, sanitários, centro de interpretação ambiental Museu da Araucária, loja de artesanato, deck, passarela e trilhas. Estão previstas câmeras de monitoramento de visitantes e específicas para a fauna, juntamente com atividades lúdicas ligadas ao ecoturismo e turismo de aventura, como tirolesa, eco praça, mirante e arvorismo por meio de observatórios, casamatas e ponte pênsil, para estudos da fauna e flora junto à copa das árvores e nas trilhas ecológicas, em meio à mata nativa.
A recepção do visitante será no Centro de Interpretação Ambiental Museu da Araucária, onde, por meio de recursos audiovisuais receberá uma breve imersão nos atrativos naturais do Parque e dos demais produtos turísticos da cidade e região, em mídia 3D, de alta definição.
Visitação
A visitação ao parque poderá ser feita a partir de sábado, 2 de julho, das 8h45min às 17h 30min de segundas a sextas–feiras e sábados, domingo e feriados das 8h45min às 18h. O valor do ingresso para crianças até seis anos incompletos isento, adultos R$ 6,00 e R$ 3,00 para crianças de seis a 11 anos e adultos a partir de 60 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário