Brocker Turismo

Brocker Turismo
Receptivo Serra Gaúcha

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Domingo começa a 13ª Semana do Bebe em Canela



As cores amarelo, rosa, verde e azul bebê tomaram conta das ruas de Canela. A cidade se prepara para dar início a sua 13ª Semana do Bebê, que inicia no próximo dia 13 e segue até o dia 20 de maio. Esse ano, a decoração apresenta novidades. A rótula em frente à Praça João Corrêa recebe a escultura do globo terrestre com três bebês que engatinham sobre ele. O globo representa a internacionalização do evento e os bebês, as raças branca, negra e amarela, simbolizando a integração entre os povos no cuidado com a primeira infância. Hoje, a Semana do Bebê é relizada em diversos Estados do Brasil, como Rio de Janeiro, Ceará, Tocantis, Espírito Santo, Pará, Paraíba e Paraná, além de países como Portugal, Argentina e Uruguai.

O tradicional ”bebezão”, escultura de um bebê gigante que nos últimos anos tornou–se um dos principais elementos das ruas, teve seu lugar garantido na Praça das Bandeiras e permite maior interação com os visitantes, que podem tirar fotos no local. Interação que se estende até um enorme berço localizado ao lado da casinha da Praça João Corrêa. Ali, são os adultos que voltam a ser crianças, já que o elemento permite que qualquer pessoa suba sobre ele para registrar sua passagem pelo local e, para entrar no clima do evento, use até mesmo toucas de bebês disponibilizadas. A Praça João Corrêa, aliás, foi rebatizada e durante os próximos dias se transforma na Praça da Família. Decorada com motivos infantis, é o lugar ideal para um passeio entre crianças e seus pais ou cuidadores. ”Quando falamos em Semana do Bebê, pensamos em saúde e educação. Mas como cidade turística, temos que levar essa proposta para as ruas, integrando também os visitantes com o evento”, destaca a vice–prefeita e coordenadora geral do evento, Lesli Serres de Oliveira.

Já a Osvaldo Aranha transformou–se num quarto de bebê, com cortinas e móblies coloridos e delicados, que encheram a via pública de charme e aconchego. A rua Felisberto Soares faz o caminho até a Catedral de Pedra com diversas cegonhas carregando bebês em seus bicos.

A Semana do Bebê discute a saúde física e mental dos bebês a partir de oficinas, seminários, concursos, passeata e entre o debate ente técnicos e comunidade canelense. É a união de esforços entre governo e sociedade em torno do cuidado com a primeira infância. A 13ª edição do evento é uma realização da Prefeitura de Canela e Fundação Cultural de Canela, parceria estratégica UNICEF, patrocínio master P&G – Pampers, patrocínio RGE e Câmara de Vereadores de Canela, co–patrocínio ULBRA, Corsan, UCS, Ri Happy. Realização Seminário Internacional e oficinas ULBRA – Curso de Medicina e Pró–Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. Apoio: Rotary Club, Lions Clube, Rádio Clube de Canela, Associação Cristã de Moços, Federação das Mulheres Gaúchas, Conselho Tutelar de Canela, Klein Ville Hotel, Kur Estação das Águas e Spa, Assembleia Legislativa – Governo do Rio Grande do Sul, Jornal de Canela, Folha de Canela, Sociedade Brasileira de Pediatria, Jornal Integração, Pastoral da Crainça, COMDICA, Frente Parlamentar dos Direitos da Criança e do Adolescente, e Saúde e Prevenção nas Escolas – MEC/Governo Federal. Agência oficial: Brocker Turismo.


Uma ideia que atraiu os olhares do mundo


   

As ações desenvolvidas pelo município de Canela com relação aos cuidados com a primiera infância alcançaram proporções internacionais. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou, em 2010, uma publicação sobre a Semana de Canela, narrando a trajetória de sucesso do evento. O livro Como realizar a Semana do Bebê em seu município: 10 anos priorizando a primeira infância em Canela apresenta orientações aos municípios sobre práticas de promoção dos direitos das crianças a partir das atividades realizadas pela cidade. ”A revista representa um trabalho de muitos anos e e está circulando até mesmo em outros países, não apenas no Brasil”, destaca Lesli.

Canela foi pioneira num evento que vem sendo desenvolvido por diversos municípios do Brasil e por outros países. São Marcos, a 160 quilômetros de Porto Alegre, foi a primeira cidade a seguir o exemplo de Canela e criar a sua Semana do Bebê. Posteriormente, a Secretaria Estadual da Saúde lançou a Semana Estadual do Bebê, evento que realiza há cerca de 10 anos.

Médicos do Uruguai, Argentina e Portugal entusiasmaram–se com os resultados obtidos em Canela e divulgados nas sessões de pôsteres e reproduziram a experiência em seus países. Em 2009, Argentina teve sua primeira edição em Brandsen, na Província de Buenos Aires. Em Portugal, as cidades de Covilhã e Fundão instituíram as primeiras semanas no país. No ano seguinte, a terceira comunidade portuguesa a repetir a Semana foi Belmonte. Em 2009, a Semana do Bebê da cidade portuguesa Olhão, no Algarve, reuniu cerca de cerca de 3.500 pessoas e 49 instituições comunitárias.

No Ceará, a Semana do Bebê passou a fazer parte do calendário oficial de eventos do Estado. Em 2011, cidades como Aracoiaba (CE), Horizonte (CE), Ocara (CE), Baixo Guandu (ES),Nova Venécia (ES), Mucurici (ES), Montanha (ES), Pancas (ES), Barra de São Francisco (ES), Caxias (MA), Vargem Grande (MA), Governador Newton Bello (MA), Morros (MA), Chapadinha (MA), Araioses (MA), Castanhal (PA), Abaetetuba (PA), Rio de Janeiro (RJ), Porto Nacional (TO) e Fátima (TO) realizaram suas Semanas do Bebê.

Também a edição do ano passado da Semana do Bebê de Canela contou com a participação do embaixador da Unicef no Brasil, Renato Aragão. O artista participou do Seminário Internacional e relatou suas experiências paternas na criação dos seus cinco filhos. Em sua 13ª edição, a Semana do Bebê se consolida como um marco à cidadania e aumenta sua abrangência de atuação: foram ampliadas, dentro dos bairros, o número de palestras e oficinas ligadas à saúde e educação.

Fonte: Prefeitura Municipal de Canela


Venha curtir a Semana do Bebe em Canela.

Venha com a Brocker Turismo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário